Controle do PS4 terá novos 'gatilhos' e painel sensível ao toque, diz site
Pedro almeida | 08:39 |
De acordo com o site VG247, o controle do PlayStation 4 vai realmente ter mudanças significativas em seu visual e funcionamento. A principal mudança é a presença de um painel sensível ao toque no meio do joystick. Como resultado, o controle perde os botões Start e Select.
Suposto joystick do PS4 (Foto: Reprodução / IGN)
Ainda de acordo com as fontes do site, “secretas e confiáveis”, o controle tem uma aparência que lembra muito o atual DualShock3, do PlayStation 3, mas com mudanças leves em seu visual e no funcionamento geral.
Uma dessas “mudanças leves” poderá ser vista nos gatilhos L2 e R2, que devem ser remodelados para melhor posicionamento dos dedos do jogador e ativação durante os jogos. As informações do VG247 contrariam ainda um rumor anterior, dizendo que o controle não terá um botão chamado “Compartilhar”, com funções para redes sociais.
Os últimos rumores sobre o PS4 dizem ainda que ele será um videogame sem muito poder gráfico, mas com foco nas diferentes formas de se jogar. A Sony marcou um evento para o dia 20 de fevereiro, onde deve revelar as primeiras informações oficiais do aparelho.
Comparação entre Fallout e Borderlands mostra qual o melhor FPS
Pedro almeida | 09:43 |
Comparar dois grandes jogos não é uma tarefa fácil, mas vamos abordar com clareza as características, histórias e objetivos de cada um, permitindo ao leitor tirar suas próprias conclusões de acordo com o que mais lhe agrada nos dois games.
Comparamos os jogos Fallout e Borderlands 2 (Foto: Reprodução / TechTudo)
Fallout
Fallout é um clássico criado no ano de 1997 pela Black Isle Studios, desenvolvido e publicado no mesmo ano pela Interplay Entertainment. Muitos consideram o jogo como uma continuação não oficial do jogo Wasteland, porém o mesmo título não poderia ser usado, pois os direitos autorais pertenciam à Eletronic Arts. O jogo foi bastante difundido na época nas plataformas: DOS, Microsoft Windows, Macintosh (Classic) e OSX.
Um grande diferencial do game é a possibilidade de se chegar a diversos finais, definidos através das ações do jogador durante o desenrolar da história e a interação do personagem com os locais e habitantes.
Capa de Fallout (Foto: cvgm.net)
Voltado para um ambiente de guerras políticas entre EUA e China, em meados de 2077, acontece a Great War (Grande Guerra). Essa guerra é caracterizada pelo lançamento de diversas armas nucleares que tornam os sobreviventes em mutações genéticas por efeito do vírus FEV. Os Estados Unidos criam então as chamadas Vaults para abrigar os sobreviventes não infectados. Enquanto isso, um dos sobreviventes é escolhido para sair da Vault 13 em busca de um chip para consertar o purificador de água do local. O escolhido torna-se o Vault Dweller e vai atrás da salvação de seu povo, enfrentando mutantes pelo caminho.
Soldado do Enclave - Fallout 2 (Foto: egymax2)
Fallout 2 e Fallout 3 seguem os descendentes do Vault Dweller, que herdaram a responsabilidade de preservar a comunidade que luta contra o hostil ambiente pós guerra nuclear. A série é famosa por seus gráficos de qualidade, história densa e temática sóbria, conquistando uma legião de fãs ao longos dos anos.
Fallout 3 - Robô Liberty Prime (Foto: PC Games)
Agora que já conhecemos a história do Fallout vamos conhecer um pouco mais da série Borderlands, que possui apenas dois títulos até o momento, para então compararmos os dois em questão de jogabilidade, gráficos e tudo mais.
Borderlands
Borderlands é um jogo de ação em primeira pessoa com tons de ficção científica, FPS, RPG e humor escrachado. O jogo foi produzido pela GearBox Software. Em 2012 o game ganhou sua segunda versão, Borderlands 2, para as plataformas Windows, XBox 360 e Playstation 3.
Borderlands 2 (Foto: airbornegamer.com)
A história do jogo se passa no planeta Pandora, um cenário pós apocalíptico, onde os moradores convivem com montanhas de lixo e pedregulho, e com os temidos piratas do deserto. A esperança dos civis gira em torno de rumores da existência de uma caverna lendária que possui tecnologia alienígena e diversos outros segredos.
Dentro desse contexto, o jogador é mais um morador do planeta Pandora tentando sobreviver e encontrar a caverna lendária. A ideia aqui é assumir o controle de uma das quatro classes disponíveis: “soldier”, “berserker”, “siren” e “hunter”; cada qual representada por um personagem específico.
Os gráficos são bem desenhados e os personagens lembram cartoons, estilizados, mas sem deixar nada a desejar. Quanto à jogabilidade, Borderlands se mostra bem mais interessante e divertido no modo cooperativo, onde todos têm o objetivo de eliminar as ameaças, recolher espólios das lutas e avançar melhorando os níveis e habilidades. As missões do game são intuitivas, sendo que podem ou não ser feitas de forma linear, proporcionando um bom nível de desafio para o jogador.
O interessante também, é que cada player, de acordo com sua classe (soldier, berserker, sirem ou hunter), possui habilidades específicas que podem contribuir de forma singular na hora do fogo cruzado. E observe que Borderlands leva a sério o fogo cruzado, disponibilizando uma infinidade de armas durante as batalhas, tais como: pistolas, submetralhadoras, escopetas, rifles, rifles com mira telescópica, lançadores de mísseis, dentre outras. Além do arsenal existem também alguns veículos, ao estilo Mad Max, que facilitam na locomoção entra áreas muito distantes.
Armas verdes em Borderlands 2 (Foto: Playstation Blast)
Além do modo cooperativo e do single player, o jogo permite ainda as batalhas individuais, que podem ocorrer nas diversas arenas espalhadas por Pandora ou quando um jogador disfere um golpe corpo a corpo contra alguém da sua equipe e o mesmo lhe retribui a pancada. Neste caso, a batalha pode ocorrer em qualquer lugar do planeta.
Comparação
Ambos possuem gráficos excelentes e um cenário que realmente cumpre seu papel, permitindo a exploração do mesmo e a interação com muitos objetos, armas e veículos. O que garante uma jogabilidade fácil e viciante que nos prende com desafios e novas descobertas.
Muitos não gostam do estilo cartunesco dos gráficos de Borderlands e preferem o clima mais sério de Fallout, mas de forma geral, cada um possui suas particularidades dentro do seu ambiente bem definido.
Fallout: New Vegas (Foto: Divulgação)
Com relação à história, Borderlands deixa um pouco a desejar com uma narrativa um tanto quanto monótona e enjoativa. Já em Fallout, é quase impossível não se envolver com a trama bem completa e elaborada do jogo.
Em Fallout, armas e veículos não são tão abundantes quanto em Borderlands, apesar de existirem em quantidade suficiente para uma boa experiência de jogo. Porém, quando falamos em jogabilidade, o modo cooperativo de Borderlands garante muita diversão, além da possibilidade de começar uma batalha corpo a corpo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Em resumo, cada jogo possui seus prós e contras e isso depende do estilo de cada jogador. O importante é que em ambos a diversão e a jogatina são garantidas.
Vaza vídeo de ‘Osiris’, projeto cancelado dos criadores de Assassin’s Creed
Pedro almeida | 09:41 |
Usuários do site NeoGAF descobriram um vídeo impressionante de Osiris, produção cancelada da Ubisoft. O trailer, com uma montagem bruta, mostra cenas inacabadas de atores com captura de movimento em meio a várias artes conceituais. O vídeo deixa registrado que o misterioso jogo é do estúdio que produziu Assassin’s Creed.
O épico Osiris foi cancelado, segundo a Ubisoft (Foto: Divulgação)
O vídeo foi postado na conta do compositor Mark Kilian cinco meses atrás, ao lado de amostras de outros filmes nos quais trabalhou. Em meio a este portifólio está o trailer de Osiris, “autorizado pelos Ubisoft Studios (Montreal)”, que passou despercebido até agora.
Entre as artes conceituais mostradas no vídeo é possível encontrar uma praga de insetos, um terremoto e até um faraó. Rumores durante a E3 de 2012 sugeriam um jogo com elementos de Prince of Persia, o que levanta suspeitas sobre a origem do projeto Osiris. Porém a empolgação não durou muito, já que após o vazamento, a Ubisoft declarou que o projeto foi cancelado.
Recentemente a Ubisoft anunciou que dará uma pausa à franquia Prince of Persia enquanto considera novas ideias. Osiris era exatamente uma delas. O nome do game se refere a um antigo deus egípcio, geralmente identificado como o deus do além, do submundo e dos mortos. Interessante tema para um jogo, não? Deixe seu comentário abaixo e confira o vídeo.
Assassin’s Creed 4 terá novos protagonista e período histórico, diz Ubisoft
Pedro almeida | 09:39 |
Após uma reunião com investidores, Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, anunciou os planos da empresa para lançar um novo Assassin’s Creed. O título sairá durante o próximo ano fiscal (que acaba em março de 2014), e será situado em um período histórico inédito, com um novo protagonista.
Mesmo um sucesso, não teremos mais Connor em Assassin's Creed (Foto: Divulgação)
A proposta é montar novas equipes de trabalho e dividir o desenvolvimento do jogo entre os vários estúdios da Ubisoft. Apesar do prazo, o novo Assassin’s Creed deve ser lançado entre outubro e novembro de 2013, como as edições dos anos anteriores. Não foram anunciadas as plataformas para as quais o jogo estará disponível, nem se há planos para PlayStation 4 e Xbox 720.
A Ubisoft revelou que Assassin’s Creed 3 já vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo mundo. Já Assassin’s Creed 3 Liberation, para o PS Vita, vendeu cerca de 600.000 e deixou a empresa satisfeita, o que significa que poderemos ter mais jogos da série (mesmo derivados) nos portáteis.
Não há, por outro lado, pistas da ambientação do novo título da série, mas rumores nos últimos tempos apontam para China, Japão, e até o Brasil! Em junho, durante a E3, provavelmente já veremos os primeiros detalhes do jogo.
Onde você gostaria que o próximo Assassin’s Creed fosse situado? Deixe seu comentário abaixo.
Tomb Raider aparece em vídeo explicando como Lara Croft explora o terreno
Pedro almeida | 09:38 |
Tomb Raider acaba de ganhar um novo episódio em seu guia de sobrevivência em vídeo, mostrando como Lara Croft poderá explorar a ilha através de suas habilidades e um sistema chamado Fast Travel. O jogo será lançado dia 5 de março de 2013 para Xbox 360,PlayStation 3 e PC.
No novo Tomb Raider, armas não serão usadas apenas para combate (Foto: Divulgação)
Toda vez que a personagem explorar um local na ilha e completar sua missão, ele se tornará acessível através do sistema Fast Travel. Com ele, através do Base Camp, o acampamento central de Lara, será possível acessar qualquer outro lugar já explorado do mapa instantaneamente.
Segundo os produtores, ao retornar a esses lugares é possível encontrar novos equipamentos, itens colecionáveis e acumular pontos de experiência para gastar em suas habilidades. Muitos artefatos que guardam segredos da ilha também estarão espalhados por várias áreas e nem sempre acessíveis em sua primeira visita.
Isto é o que se chama de Gear Gating, ou seja, obstáculos específicos para cada ferramenta adquirida com o seu progresso no jogo. Ao ter acesso à espingarda, por exemplo, além de utilizá-la normalmente em combate ela também tem a função secundária de destruir barricadas que impediam sua passagem.
Flechas amarradas com corda se tornam ferramentas incrivelmente úteis (Foto: Divulgação)
Outro item mostrado é um upgrade para as flechas, adicionando corda a elas. Isso torna possível que Lara atravesse grandes distâncias criando suas próprias tirolesas, derrube construções ao acertar vigas de sustentação e puxar a corda, além de mover objetos fora de seu alcance e arrombar portas.
Sony lança óculos 3D que permitem jogar PlayStation 3 sem uma TV
Pedro almeida | 09:36 |
O Personal 3D Viewer é um novo aparelho 3D da Sony com visual futurista. Os óculos prometem produzir o efeito de três dimensões sem causar dor de cabeça ou confusão na visualização das imagens, além de um nível de realismo inovador nas suas duas telas OLED e som de alta qualidade. O gadget funciona com games e vídeos no PS3 e dispensa o uso de uma TV.
Personal 3D Viewer da Sony promete 3D realista no PS3 (Foto: Divulgação)
Em sua página, a Sony apresenta o Personal 3D Viewer em detalhes, com toda a parte visual exibida e algumas de suas principais características explicadas. Um dos pontos fortes dos óculos, segundo a Sony, é apresentar o “3D real”, sem simulações, conversões de má qualidade ou elementos desnecessários na tela.
Isso é possível por conta das duas telas OLED contidas no aparelho, que oferecem imagem de altíssima qualidade diretamente no olho do jogador, proporcionando uma experiência de alto nível na visualização 3D e também no realismo das imagens.
Todos os jogos que usam 3D são compatíveis com o aparelho, que também pode ser utilizado em players de Blu-ray da própria Sony. O produto já está disponível nos Estados Unidos e Europa e custa US$ 800 (cerca de R$ 1600).
Gran Turismo 6 pode ser anunciado com o PlayStation 4
Pedro almeida | 13:51 |
A Sony pode anunciar novos jogos junto com o PlayStation 4, dentre eles o aguardado Gran Turismo 6, continuação da famosa série de automobilismo e simulação. A companhia pretende revelar “o futuro do PlayStation 4” em um evento no dia 20 de fevereiro, incluindo o novo console, jogos e mais novidades.
Gran Turismo 5 é o jogo mais recente da série, lançado no PS3 (Foto: Divulgação)
O rumor vem de Ged Talbot, designer que trabalhou em jogos de corrida como Blur e alguns games da série Project Gotham Racing. Em declarações no Twitter, Ged deu a entender que está se dedicando a um novo jogo de corrida para a Sony, mas não revelou detalhes.
Aparentemente, o designer conta com o auxílio de ex-integrantes do Studio Liverpool, fechado pela Sony em 2012, que agora estariam focados neste novo título. Levando em conta todo o histórico de anúncios de novos consoles da Sony, é possível que este game de corrida seja Gran Turismo 6.
Ainda assim, os fãs devem ser céticos quanto a rumores até o momento. É importante lembrar que a série Gran Turismo costuma ser responsabilidade do estúdio japonês da Sony. Logo, passar a produção do game para um estúdio ocidental seria uma grande mudança de padrão.
Conheça os androides não tripulados de Metal Gear Rising: Revengeance [vídeo]
Pedro almeida | 15:28 |
Irvings, Mastiffs, Raptors e Grads. Essas são as novas classes que robôs que foram introduzidas em um novo trailer de Metal Gear Rising: Revengeance, lançado pela Konami. Ao que parece, Raiden terá muito trabalho para contornar a ameaça infligida pelas criaturas, que são retratadas em forma de dinossauros e de outros androides bastante comuns.
Desta vez, as imagens focam em criaturas robóticas que agem sem a presença de um humano dentro delas. Em outras palavras, os robôs são praticamente veículos de destruição quase perfeitos, uma vez que dispõem da maioria das qualidades das unidades que contam com uma pessoa no controle, com praticamente nenhuma das suas fraquezas.
Vale a pena conferir o vídeo acima, que, por enquanto, foi lançado com exclusividade pelo site Gamespot. Metal Gear Rising: Revengeance tem previsão de lançamento no próximo dia 19 de fevereiro deste ano, com versões para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.
Rockstar destrói boatos sobre atraso de GTA 5
Pedro almeida | 15:25 |
O atraso de Grand Theft Auto V gerou uma série de rumores, que incluíam até mesmo uma possibilidade de lançamento tanto nesta quanto na próxima geração. De acordo com a Rockstar, porém, não há nenhum motivo para alarde e o único motivo para o adiamento foi a necessidade de mais tempo de desenvolvimento para assegurar que o jogo terá o máximo de qualidade possível.
Em comunicado oficial, a empresa classificou os rumores como obra de “teóricos da conspiração” e afirmou que todas as informações não confirmadas que circulam por aí não passam de mentiras. A Rockstar disse ainda que a boxart oficial do game será revelada em breve, assim como novas informações sobre o título.
Grand Theft Auto V chega em 17 de setembro de 2013 ao PlayStation 3 e Xbox 360.
Assassin’s Creed 3 teve modo cooperativo descartado
Pedro almeida | 15:24 |
O diretor de missões de Assassin’s Creed III, Philippe Bergeron, afirmou em entrevista que o game contaria com um “ambicioso” modo cooperativo, que foi cortado por não se encaixar com a trama geral do game. Segundo ele, jogadores poderiam invadir as campanhas de outros a qualquer momento e auxilia-los nas missões.
Tal função, porém, foi descartada por não ser adequado á temática geral do game. Segundo Bergeron, os encontros esporádicos e as histórias mutáveis não seriam possíveis com o tema das memórias dos ancestrais, criando um paradoxo temporal. Dessa forma, o modo multiplayer foi renegado exclusivamente a um extra, sem influência na trama central.
Rumores indicam que o modo cooperativo pode fazer uma aparição em Assassin’s Creed IV. A informação, porém, não foi confirmada pela Ubisoft, que também ainda está devendo as primeiras informações sobre o próximo game da série dos assassinos.
Com medo da mãe, garoto chinês se esconde em lan house
Pedro almeida | 15:23 |
Fonte: iStock
Um garoto de dez anos de idade se escondeu durante quatro dias em uma lan house de Changsha, província de Hunan (China). O motivo que levou o menino a tomar uma atitude tão drástica não foi apenas o alívio de seu stress quotidiano. Acontece que o jovem estava morrendo de medo de enfrentar sua mãe, depois de mostrar a ela as péssimas notas que recebeu em seu boletim escolar.
Um garoto de dez anos de idade se escondeu durante quatro dias em uma lan house de Changsha, província de Hunan (China). O motivo que levou o menino a tomar uma atitude tão drástica não foi apenas o alívio de seu stress quotidiano. Acontece que o jovem estava morrendo de medo de enfrentar sua mãe, depois de mostrar a ela as péssimas notas que recebeu em seu boletim escolar.
De acordo com o que reportou o jornal Voice of China, como foi traduzido pelo site Kotaku, a mãe do garoto chamado Rui Rui notou que o filho não havia voltado de suas aulas extra-classes que tomava diariamente. Na manhã seguinte, o lado materno falou mais alto e a mãe do menino entrou em contato com a polícia local e com o pai do rapazote, comunicando o ocorrido.
Na tarde do quarto dia do desaparecimento, o Sr. Fu Shuguang, pai de Rui Rui, encontrou o guri em uma lan house, jogando freneticamente uma partida de CrossFire — um jogo chinês de tiro em primeira pessoa. Shuguang abraçou de imediato seu filho, que não estava mais perdido, e perguntou a razão de seu desaparecimento.
“Eu estava com medo de que a mamãe pudesse me bater”, alegou o filho assustado. De acordo com a mãe de Rui Rui, ele estava ficando viciado em vídeo games online, o que acabou por prejudicar sensivelmente seu desempenho escolar. Com o intuito de que as notas melhorassem, a Sra. Shuguang forçava o menino a estudar e aplicava castigos físicos, quando necessário.
No final das contas, a mãe de Rui Rui prometeu em frente aos repórteres que não castigaria mais seu filho de maneiras físicas ou agressivas. O garoto se safou dessa, mas sabemos que o desempenho da escola é muito importante e os jovens não podem simplesmente deixar os estudos de lado apenas para terem mais tempo de jogar.
Novas imagens de God of War: Ascension trazem titã transformado em fortaleza
Pedro almeida | 15:21 |
God of War: Ascension acaba de receber mais imagens conceituais. Dessa vez, temos artes de um cenário bastante curioso – embora não muito mais bizarro do que já estamos acostumados a ver na série.
Nelas, é possível identificar uma enorme e complexa fortaleza, escavada em um enorme titã morto (ou vamos esperar que esteja morto, já que, do contrário, aquele braço arrancado deve doer horrores), gerando imagens que combinam a beleza da arquitetura com o grotesco da criatura.
Além disso, há também uma imagem que mostra uma possível aparição de Poseidon para um papo com Kratos – ou seria essa uma estátua fidedigna do deus? Infelizmente, teremos que esperar que God of War: Ascension chegue exclusivamente ao PS3 para descobrirmos.
Durango tem suas especificações gráficas detalhadas [rumor]
Pedro almeida | 15:21 |
O VGLeaks continua a sua saga de vazamentos de números e especificações técnicas que estão antecipando detalhes sobre a nova geração de consoles. Após uma série de revelações sobre o Orbis e chip gráfico do PlayStation 4, é a vez do Durango ser debulhado pelo veículo e ter suas entranhas reveladas ao mundo.
Os números confirmam um rumor antigo: em processamento bruto, falando apenas da GPU, o novo Xbox fica cerca de 33% abaixo de seu principal concorrente, o PlayStation 4. Tal fato levantou rumores de que a Microsoft estaria prestes a inserir um chip “secreto” em seu dispositivo, aumentando de forma externa o potencial da máquina.
O grande destaque aqui, como já havia sido comentado antes, são os 32 MB de memória ESRAM, uma unidade de alta velocidade que serviria, principalmente, para o sistema de antialiasing do console. Dessa forma, o recurso não consumiria processamento central da GPU, e sim, contaria com uma fonte individual para ser utilizada após a renderização das imagens pela placa.
Diferenças nos detalhes
Fonte da imagem: VGLeaks
Uma nova técnica, chamada de Compressed Antialiasing, também facilitaria a melhoria gráfica no console. A ideia, aqui, é utilizar a maioria dos benefícios dos sistemas tradicionais de suavização, mas com utilização de recursos muito mais relaxada e reduzida.
Uma nova técnica, chamada de Compressed Antialiasing, também facilitaria a melhoria gráfica no console. A ideia, aqui, é utilizar a maioria dos benefícios dos sistemas tradicionais de suavização, mas com utilização de recursos muito mais relaxada e reduzida.
A expectativa dos especialistas, apesar de tudo, é que a diferença visual entre o Xbox 720 e PlayStation 4 seja semelhante à vista na atual geração. Os jogos rodam praticamente iguais, com diferenças perceptíveis apenas em detalhes, como alguns aspectos de processamento e suavidade. A briga vai acontecer no campo dos exclusivos e serviços e não no poderio gráfico.
A tabela acima contém todos os números, dados e especificações para você que é entendedor de programação e quer saber cada detalhe do Durango. Confira mais sobre o assunto no site VGLeaks.
Destrinchamos o vídeo de jogabilidade de The Last of Us
Pedro almeida | 15:20 |
Embora The Last of Us tenha sido anunciado quase como um dos poucos remanescentes do velho Survival Horror, a Naughty Dog optou por focar muito mais nas relações entre Joel e Ellie com os demais sobreviventes desse mundo pós-apocalíptico do que no terror propriamente dito em seu material de divulgação. Todos sabem que os monstros estão lá, mas ninguém tem ideia de como eles deverão ser enfrentados.
Quer dizer, até agora. Um vídeo liberado no início desta semana revela dois minutos de jogabilidade do aguardado título e mostra um pouco de como os jogadores terão de lidar com os terríveis infectados, além de mais alguns detalhes que serão úteis na luta pela sobrevivência. Para quem não via a hora de encarar um mundo tomado por monstros, chegou a hora de ver que as coisas não são tão simples quanto se pensava.
Sobrevivendo no escuro
O primeiro ponto que chama a atenção no trailer é exatamente a escuridão. A passagem demonstrada parece acontecer dentro de um shopping ou mercado abandonado, o que significa que não há qualquer tipo de fonte luminosa disponível. Desse modo, a única maneira de fazer com que Joel se localize em meio às prateleiras e infectados que caminham pelo local é uma pequena lanterna que ele carrega presa em sua camisa.
E essa ambientação é um dos grandes destaques de The Last of Us. Como o foco do game é criar uma tensão baseada na sobrevivência, estar no meio das trevas com pouca munição e rodeado de inimigos é algo que sempre funciona quando queremos que um jogo nos faça sentir medo. Bem ao estilo Silent Hill, cada barulho estranho deve ser encarado como um terror que se aproxima.
Além da falta de luz, a furtividade é outra característica essencial ao longo de sua jornada. Não apenas porque os tiros são escassos e você precisa economizar cada bala em sua arma, mas porque agir silenciosamente é muito mais seguro do que disparar para todos os lados.
Um dos principais responsáveis por essa exigência do stealth atende pelo nome de Clicker. Com o crânio totalmente desfigurado e com cogumelos tomando o que deveria ser o rosto, esse monstro é a terceira fase dos infectados e também o pesadelo na vida dos sobreviventes. Embora seja totalmente cego — é por isso que Joel consegue se aproximar com sua lanterna sem ser identificado —, ele se localiza a partir do barulho e parte para cima de qualquer ruído no cenário.
E isso traz algumas possibilidades interessantes dentro da mecânica de The Last of Us. Como pode ser visto no vídeo, você pode arremessar itens como garrafas e até mesmo armas nos inimigos e no chão, atraindo algumas dessas criaturas. No caso dos Clickers, isso é fundamental na criação de estratégias para matá-los com ataques silenciosos e sorrateiros.
Por mais que as armas de fogo sejam realmente eficientes na maioria dos confrontos — dependendo do equipamento, você pode derrotar o adversário com um único disparo —, elas devem ser usadas apenas em últimos casos. O próprio vídeo mostra que, após alguns tiros, Joel precisa correr para o mais longe possível na tentativa de encontrar um abrigo dos monstros que foram atraídos pelo barulho.
Esse tipo de ação é realmente fundamental se você quiser durar mais que três minutos em The Last of Us. Por estarem em um estágio avançado da infecção, os Clickers são altamente mortais, o que significa que qualquer toque é mortal. Em outras palavras, trata-se de um adversário que deve estar sempre longe.
Agindo nas sombras
Com isso, você deve estar se perguntando como diabos é possível derrotar esses monstros. É aí que entra a parte mais divertida de The Last of Us: o improviso. Afinal, saber se virar é uma exigência básica para o sobrevivente de qualquer mundo pós-apocalíptico, não é mesmo?
A primeira grande dica é aquilo que já comentamos anteriormente: ataques furtivos. Aproximar-se de um infectado silenciosamente para matá-lo com uma faca ou um pedaço de tijolo é rápido e funcional, embora não muito recomendado quando você estiver diante de um grande grupo.
Porém, é preciso estar muito atento às condições de suas armas, uma vez que elas são danificadas com o uso e isso pode deixá-lo na mão na hora do apuro. Perceba que alguns dos ataques físicos feitos por Joel — principalmente aqueles com barras de ferro, por exemplo — possuem um pequeno indicador que diminui a cada ataque. Isso significa que seu acessório possui uma durabilidade e, a partir de determinado ponto, ele não será mais útil.
É por isso que você precisa estar atento a tudo o que você encontra em seu caminho. Como o vídeo de jogabilidade apresenta, pedaços de ferro, garrafas e até mesmo lascas de concreto podem ser coletados enquanto Joel avança e usados em diferentes momentos.
Cada um desses itens pode ser usado de uma maneira específica. O tijolo, por exemplo, é perfeito para ataques físicos mais potentes capazes de moer o crânio de um infectado, enquanto tesouras e outros tipos de lâminas permitem que você acabe com o inimigo com uma pegada mais próxima do stealth clássico.
Porém, o que realmente chama a atenção em The Last of Us é a possibilidade de combinar itens para a criação de novas armas e acessórios que serão úteis ao longo de todo o jogo. Tudo aquilo que você encontra em seu caminho é posto dentro de sua mochila e pode ser combinado de acordo com sua necessidade — afinal, o desespero é o pai da criatividade.
Diferente do que acontece em outros jogos, esse sistema de criação acontece em tempo real, ou seja, Joel precisa construir suas próprias ferramentas enquanto se esconde de um infectado. Esse tipo de situação serve tanto para exigir um pensamento rápido do jogador sobre o que fazer em seguida quanto para criar uma tensão considerável e obrigar a pessoa a estar sempre preparada para o que está por vir.
Por mais que o vídeo de gameplay não explique o funcionamento dessa novidade, parece que ela é feita em duas etapas: primeiro você seleciona um tipo de material-base, indicado pelos ícones à esquerda. É a partir deles que você seleciona o que será aprimorado ou construído, como a utilização de garrafas para a criação de coquetéis molotov ou de pedaços de madeira com lâminas para a criação de um bastão um pouco mais letal.
Além disso, sabemos que você encontrará alguns guias de uso espalhados por esse mundo pós-apocalíptico, indicando como criar novas armas e utilitários — bem ao estilo Dead Rising.
E o enredo?
Apesar de já termos visto vários vídeos sobre The Last of Us, ainda sabemos muito pouco sobre seu enredo. Tirando o fato de que Joel e Ellie estão juntos em mundo tomado por estranhas criaturas, quase nada foi divulgado sobre a trama de um dos jogos mais aguardados de 2013 — e talvez o mais esperado do primeiro semestre.
E a Naughty Dog decidiu finalmente esclarecer alguns pontos, como a relação entre os protagonistas e qual seu objetivo principal. Como o estúdio revelou, o game se passará em uma Boston totalmente destruída após encarar 20 anos de uma misteriosa infecção que dizimou toda a população. Os poucos sobreviventes são aqueles que resistiram nas chamadas áreas de quarentena, armazenando mantimentos e munição.
É aí que conhecemos Joel e Tess, uma dupla de contrabandistas que se especializaram em traficar esses materiais para fora da área proposta pelo governo. No entanto, eles não transportam apenas armas e comida, como também seres humanos. É o caso de Ellie, uma menina de apenas 14 anos que eles precisam levar até os limites da região para entregá-la à milícia conhecida como "os Fireflies".
Já é possível imaginar que isso vai gerar alguns atritos emocionais em determinado ponto da história — como quando Ellie descobre que ela está sendo “vendida” ou o momento em que Joel tenta se redimir —, mas ainda é mistérios como tudo isso será feito.
Pelo jeito, as respostas só serão entregues no próximo dia 7 de maio, data em que The Last of Us chega ao PlayStation 3.
Série Halo pode chegar ao PC
Pedro almeida | 15:18 |
Novas adições ao bando de dados do Steam podem indicar que a série Halo pode estar prestes a deixar de ser exclusiva do Xbox 360. Inclusões no sistema, flagradas por usuários do fórum NeoGAF, indocam que Halo 2, Halo 3 e Combat Evolved estariam de passaporte carimbado para o PC por meio do serviço da Valve.
Além disso, uma lista de entradas indica o lançamento de Brutal Legend, Quantum Conundrum 2 e Fez, além de coletâneas de antigos clássicos de tiro em primeira pessoa da 3D Realms. Confira:
- La-Mulana;
- Duke Nulem 3D: Atomic Edition;
- Dyad;
- Cut The Rope;
- Shadow Warrior Complete;
- Angry Birds Space;
- Angry Birds Seasons;
- Second Life.
A inscrição no banco de dados do Steam é o primeiro passo para a chegada de qualquer game para a plataforma. Os títulos aparecem ao lado de games já anunciados, como Resident Evil: Revelations Unveiled Edition, mas ainda não foram confirmados por suas respectivas produtoras.
Primeiros 30 minutos de God of War: Ascension revelam novos inimigos de Kratos
Pedro almeida | 05:26 |
Embora a Sony tenha se dedicado a mostrar o modo multiplayer de God of War: Ascension, ainda existe uma campanha no qual os fãs de Kratos terão de passar para conferir o passado do protagonista. Afinal, que história iremos acompanhar e quais deuses o Fantasma Espartano irá fatiar desta vez?
Pois os estúdios Santa Monica decidiram trazer uma pequena luz para que os jogadores possam, enfim, ter uma ideia do que esperar da trama do game e de seu modo single player. Em um vídeo que revela e primeira meia hora de jogo, liberado pelo site Polygon, finalmente descobrimos alguns dos inimigos da nova aventura.
Como a apresentação inicial revela, um dos maiores desafios — literalmente, inclusive — que Kratos terá de encarar é o gigantesco Hecatônquiro, uma criatura colossal de cem mãos e cinquenta cabeças que foi aprisionada desde tempos imemoriáveis pelos deuses e que mantém uma cidade-prisão em suas costas.
Um guerreiro acorrentado
Além disso, podemos ver um pouco do significado das imagens que mostram o guerreiro acorrentado. Pelo que é explicado, Kratos foi derrotado e capturado pelas Fúrias, seres controlados pelo Olimpo e defensores da honra. Ainda não se sabe como ele foi parar lá e, de acordo com o diretor Todd Papy, essa é uma das questões que o estúdio quer que os jogadores descubram ao longo do jogo.
Papy ainda situa o momento em que Ascension se passa. De acordo com ele, a trama estará situada em um período entre seis meses e um ano após a morte de sua esposa e de sua filha e que, portanto, veremos sua luta para se livrar de Ares para dar início à sua vingança.
Mais novo, mas igualmente feroz
E não é porque Kratos está mais jovem que sua raiva é menor. Como pode ser visto logo nos primeiros minutos, ele continua sendo um guerreiro incrivelmente habilidoso a ponto de se aproveitar dos ataques da Fúria para escapar de seu cativeiro — não sem feri-la profundamente, é claro.
Já nos combates, não temos grandes novidades, já que a estrutura permanece praticamente a mesma dos jogos anteriores. Em outras palavras, teremos lâminas por todos os lados, efeitos luminosos e muito sangue e violência por onde quer que Kratos passe.
Atualizações da PSN, LIVE, Nintendo Network e Steam
Pedro almeida | 05:26 |
Estamos chegando ao final de mais uma semana e, como é de costume, chegou a hora de conferir quais são as novidades que as empresas disponibilizaram em suas redes digitais nos últimos dias. Seja na PlayStation Network, Xbox LIVE, WiiWare, DSiWare, Virtual Console ou Steam, os lançamentos são para agradar aos diferentes tipos de público.
Para saber mais, não deixe de visitar também a aba "Lançamentos", no menu superior do Baixaki Jogos. Lá, você encontrará outros games que também chegaram recentemente ao mercado.
Como listamos as promoções das redes norte-americanas, todos os preços estão em dólar, sendo necessário multiplicar os valores abaixo por R$ 1,99 (valor da cotação atual) para ter o preço na nossa moeda. Aproveite!
Jogos gratuitos para assinantes da Plus
- Ninja Gaiden Sigma Plus (PlayStation Vita)
Descontos exclusivos para assinantes da Plus
- Greed Corp (US$ 2,50)
- Gatling Gears (US$ 2,50)
- Section 8: Prejudice (US$ 5,00)
- Madden NFL 13 (US$ 29,39)
- Madden NFL 13 – PlayStation Vita (US$ 19,59)
Pré-venda
- Crysis 3 (US$ 59,99)
Jogos completos
- Bayonetta (US$ 19,99)
- Call of Duty: Black Ops II (US$ 59,99)
- Air Conflicts: Secret Wars (US$ 19,99)
- Everyone Sing (US$ 19,99)
- Zone of the Enders HD Collection (US$ 34,99)
PSN Games
- Hitman: Blood Money HD (US$ 16,99)
- Hitman: Contracts HD (US$ 16,99)
- Hitman: Silent Assassin HD (US$ 16,99)
PlayStation Vita
- Let’s Fish! Hooked On (US$ 19,99)
PS3 Beta
- Crysis 3
Demos
- Sly Cooper: Thieves in Time (PS3 e Vita)
PS2 Classics
- Grand Theft Auto: Vice City (US$ 9,99)
Bundles
- Hitman Trilogy HD (US$ 39,99)
- Tom Clancy’s Ghost Recon Future Soldier Ultimate Edition (US$ 37,99)
- Dead or Alive 5 Game + Swimsuit DLC Bundle (US$ 44,99)
- Farm Frenzy 2 (US$ 4,99)
- Run For Your Life (US$ 4,49)
DLCs para PlayStation 3
- DC Universe Online - Home Turf Pack (US$ 9,99)
- DmC: Devil May Cry - Costume Pack (US$ 3,99)
- LittleBigPlanet 2 - Groundhog Day Costume (Gratuito)
- Resident Evil 6 - Stage Map Pack B (US$ 1,99)
- Sleeping Dogs - Movie Masters Pack (US$ 1,99)
- Street Fighter X Tekken - Combo Editor Expansion (US$ 0,99)
- Street Fighter X Tekken - Special Color Palette 4 (Gratuito)
- Tom Clancy’s Ghost Recon Future Soldier - DLC Bundle (US$ 19,99)
- RockSmith - American Woman (US$ 7,99)
- RockSmith - Born To Be Wild (US$ 2,99)
- RockSmith - Surrender (US$ 2,99)
- Rock Band 3 – Back in the Saddle (US$ 1,99) – Aerosmith
- Rock Band 3 - Dream On (US$ 1,99) – Aerosmith
- Rock Band 3 - Legendary Child (US$ 1,99) – Aerosmith
- Rock Band 3 - Lover Alot (US$ 1,99) – Aerosmith
- Rock Band 3 - Sweet Emotion (US$ 1,99) – Aerosmith
- Rock Band 3 - Walk This Way (US$ 1,99) – Aerosmith
- Rock Band 3 - Aerosmith Greatest Dimension Pack (US$ 9,99)
- Rock Band 3 - Don’t Tell Me What To Dream (US$ 1,99) – God Forbid
- Rock Band 3 - Gold Teeth on a Bum (US$ 1,99) – The Dillinger Escape Plan
- Rock Band 3 - No Surrender (US$ 1,99) – Taproot
- Rock Band 3 - People of the Deer (US$ 1,99) – The Trews
- Rock Band 3 - Werewolf Grandma With Knives (Part Two: Don’t Die) (US$ 1,99) – Giraffes? Giraffes!
DLCs para PlayStation Vita
- LittleBigPlanet 2 - Groundhog Day Costume (Gratuito)
- Street Fighter X Tekken - Combo Editor Expansion (US$ 0,99)
- Street Fighter X Tekken - Special Color Palette 4 (Gratuito)
Novos preços
- Dead or Alive 5 (US$ 39,99)
- SSX (US$ 19,99)
Promoções
- Madden 13 (US$ 41,99)
- Madden 13 - PlayStation Vita (US$ 27,99)
- Game of Thrones (US$ 24,99)
- Gatling Gears (US$ 4,99)
- Greed Corp (US$ 4,99)
- Section 8 (US$ 9,99)
- Section 8: Prejudice (US$ 9,99)
- The Cursed Crusade (US$ 14,99)
- Assassin’s Creed Brotherhood Ultimate Edition (US$ 13,99)
- Assassin’s Creed II Ultimate Edition (US$ 9,99)
- Assassin’s Creed Revelations Ultimate Edition (US$ 24,99)
- Far Cry 2 Ultimate Edition (US$ 14,99)
- Prince of Persia Ultimate Edition (US$ 14,99)
- Tom Clancy’s Ghost Recon Future Soldier Ultimate Edition (US$ 37,99)
Lançamentos
- Skulls of the Shogun (1200 Microsoft Points)
- Special Forces Seal Team X (1200 Microsoft Points)
Beta
- Crysis 3
DLC
- Call of Duty: Black Ops II – Revolution (1200 Microsoft Points)
- Guardians of Middle Earth - Radagast (400 Microsoft Points)
- Guardians of Middle Earth - Gloin (400 Microsoft Points)
- Scott Pilgrim: Online Multiplayer + Wallace Pack (400 Microsoft Points)
Ofertas da semana
- Megaman 9 (640 Microsoft Points)
- Megaman 10 (640 Microsoft Points)
- Street Fighter X Tekken Additional Character Pack (1200 Microsoft Points)
- Street Fighter X Tekken SF/TK Swap Costume Complete Pack (720 Microsoft Points)
- Street Fighter X Tekken SF/TK Alternate Costume Complete Pack (1080 Microsoft Points)
- Street Fighter X Tekken Char Swap Costume Complete Pack (240 Microsoft Points)
- Street Fighter X Tekken Char Alternate Costume Complete Pack (360 Microsoft Points)
- Hybrid (400 Microsoft Points)
- Zeno Clash UE (400 Microsoft Points)
- Earthworm Jim HD (400 Microsoft Points)
- Alan Wake’s American Nightmare (600 Microsoft Points)
- Orcs Must Die! (600 Microsoft Points)
Wii U
- Puddle
Demo para Wii U
- The Cave
3DS
- Ikachan (US$ 4,99)
- Ice Climber (US$ 4,99)
- Witch’s Cat
- Bloody Vampire
Wii
- Metal Slug 4 (900 Wii Points)
DSiWare
- 99Moves (US$ 1,99)
- Omerta – City of Gangsters (R$ 69,99)
- Antichamber (R$ 26,24)
- Sonic & All-Stars Racing Transformed (R$ 49,99)
- Ice Age 4: Continental Drift: Arctic Games (R$ 79,99)
- Proteus (R$ 15,29)
- Dungeonland (R$ 16,99)
- No Time to Explain (R$ 12,74)
- DmC: Devil May Cry (R$ 84,99)
Oferta do dia
- The Walking Dead (R$ 22,49)
Oferta do fim de semana
- Legend of Grimrock (R$ 8,49)
- Painkiller (R$ 11,89)
DLCs
- Southern Pacific GE 44 (R$ 13,99)
- DmC: Devil May Cry: Costume Pack (R$ 6,99)
- Primal Carnage DLC Skin – Pilot Commando Class (R$ 2,99)
- RockSmith - America Woman (R$ 4,99)
- RockSmith – Surrender (R$ 4,99)
- RockSmith – Born to be Wild (R$ 4,99)
- DC Universe Online: Home Turf (R$ 16,99)
- Sleeping Dogs: Monkey King Pack (R$ 2,99)
- Sleeping Dogs: Movie Master Pack (R$ 2,99)
- Painkiller Hell & Damnation: Medieval Horror (R$ 2,37)